4ª atividade - Seleção de ideias importantes

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4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Sex 30 Jun 2017 - 18:41

flower Leia o texto a seguir e destaque duas ideias importantes para um ensino da Arte de forma funcional.

O que ensinar em Arte
O ensino da área se consolida nas escolas sobre o tripé apreciação, produção e reflexão
por Beatriz Santomauro

REFLETIR - O professor deve analisar temas já aprofundados, como o frevo e o enredo de uma peça teatral

Durante muitos anos, o ensino de Arte se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. "As atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito", afirma Rosa Iavelberg, diretora do Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, e co-autora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre a disciplina.

Nas últimas duas décadas, essa situação vem mudando nas escolas brasileiras. Hoje, a tendência que guia a área é a chamada sociointeracionista, que prega a mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Como defendem os próprios PCNs, é papel da escola "ensinar a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias."

Infelizmente, ainda há professores trabalhando na chamada metodologia tradicional, que supervaloriza os exercícios mecânicos e as cópias por acreditar que a repetição é capaz de garantir que os alunos "fixem modelos". Sob essa ótica, o mais importante é o produto final (e ele é mais bem avaliado quanto mais próximo for do original). É por isso que, além de desenhos pré-preparados, tantas crianças tenham sido obrigadas ao longo dos tempos a apenas memorizar textos teatrais e partituras de música para se apresentar em datas comemorativas - sem falar no treino exaustivo e mecânico de habilidades manuais em atividades de tecelagem e bordado.

Só nos anos 1960, com o surgimento do movimento da Escola Nova, ideias modernizadoras começaram a influenciar as aulas de Arte. Na época, a proposta era romper totalmente com o jeito anterior de trabalhar. Segundo esse modelo, batizado de escola espontaneísta (ou livre expressão), os professores forneciam materiais, espaço e estrutura para as turmas criarem e não interferiam durante a produção dos estudantes. Tudo para permitir que a arte surgisse naturalmente nos estudantes, de dentro para fora e sem orientações que pudessem atrapalhar esse processo. "Achava-se que a criança tinha uma arte própria e o adulto não deveria interferir", lembra Rosa.
A evolução dos conceitos que orientam as aulas

APRECIAR - Assistir a diferentes apresentações e comparar obras ajuda a ampliar o repertório.

Alguns anos mais tarde, novas concepções foram sendo construídas, abrindo espaço para a consolidação da perspectiva sociointeracionista, a mais indicada pelos especialistas hoje por permitir que crianças e jovens não apenas conheçam as manifestações culturais da humanidade e da sociedade em que estão inseridas, mas também soltem a imaginação e desenvolvam a criatividade, utilizando todos os equipamentos e ferramentas à sua disposição.
Na década de 1990, duas importantes inovações pavimentaram o caminho para o modelo atual: na Espanha, Fernando Hernández defendeu o estudo da chamada cultura visual (muito além das artes visuais clássicas, era necessário, segundo ele, trabalhar com videoclipes, internet, histórias em quadrinhos, objetos populares e da cultura de massa, rótulos e outdoors nas salas de aula).

No Brasil, Ana Mae Barbosa formulou a metodologia da proposta triangular (inspirada em ideias norte-americanas e inglesas, recuperou conteúdos e objetivos que tinham sido abandonados pela escola espontaneísta). Ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras
Esse tripé original é considerado uma "matriz" dos eixos de aprendizagem que dominam o ensino atualmente: a produção, a apreciação artística e a reflexão. O "novo" tripé ajuda a desmanchar alguns dos mitos que rondam as salas de Arte nas escolas brasileiras, como a confusão entre a necessidade de ter muito material e estrutura para obter uma resposta "de qualidade" dos alunos (leia mais no quadro abaixo).
Na perspectiva sociointeracionista, o fazer artístico (produção) permite que o aluno exercite e explore diversas formas de expressão. A análise das produções (apreciação) é o caminho para estabelecer ligações com o que já sabe e o pensar sobre a história daquele objeto de estudo (reflexão) é a forma de compreender os períodos e modelos produtivos.
Mitos pedagógicos no ensino de Arte

Reprodução e releitura
Mostrar uma obra de arte, discutir suas características e pedir que cada aluno faça o mesmo desenho no caderno não é propor uma releitura. Isso é reprodução ou cópia. Na releitura, parte-se de uma obra para criar outro trabalho (ou seja, o estudante transforma e interpreta).

Sem material, não dá
Qualidade não é quantidade. "Um trabalho que garanta uma aprendizagem significativa para os alunos não depende de riqueza de material, mas de conteúdo, estratégia e propostas que ofereçam oportunidades de participação", argumenta Karen Greif Amar, da Escola da Vila, em São Paulo.

Arte estimula criatividade
A Arte desenvolve a criatividade - e outras habilidades - se os conteúdos são aprendidos. Mas o mesmo ocorre quando o aluno levanta uma hipótese na aula de Ciências ou pensa numa estratégia para um problema em Matemática. A criatividade independe da disciplina.
As quatro grandes linguagens artísticas: dança, artes visuais, teatro e música

Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. As diferentes manifestações culturais (das mais clássicas às mais vanguardistas) merecem ser analisadas como resultado de um conjunto de valores e uma maneira de os seres humanos interagirem com o mundo em que vivem (ou viveram). No dia a dia, a prática tem de combinar simultaneamente os três eixos citados anteriormente para que todos os estudantes avancem ( leia no quadro abaixo entrevista com uma professora que faz isso em sua escola, no interior de São Paulo).
"Esses três momentos não são estanques. Mesmo que o trabalho dê ênfase mais para um agora e mais para outro daqui a pouco, é importante que fique claro que todos são interligados, fazem parte de um processo", diz Marisa Szpigel, coordenadora de Arte na Escola da Vila, em São Paulo. Segundo ela, é interessante variar as maneiras de estudar os conteúdos e programar as atividades ao longo do ano. "Assim como na prática artística há um pensar fazendo e um fazer pensando, quando ensinamos, a ação mobiliza para a reflexão e a reflexão transforma a ação."


PRODUZIR - Os alunos devem experimentar novas técnicas, como grafitar e fotografar uma cena.

A etapa da produção é a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons. É o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. "O estudante deve ter a chance de experimentar com diferentes formas e procedimentos para desenvolver um percurso próprio", diz Rosa Iavelberg. "O caminho é favorecer a criação com propostas instigantes. Assim, a produção dialoga com diferentes referências e alimenta a poética pessoal", diz Mirian Celeste Martins, do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, na capital paulista.

Durante as atividades de apreciação, a turma aumenta o repertório. Ao ampliar a variedade de produções que conhece e analisar, o aluno estabelece ligações com o que já sabe e "constrói conhecimentos", como diz Marisa Szpigel. Essa parte do trabalho é feita em visitas a instituições culturais, teatros e espaços para shows e outras apresentações artísticas que permitam desenvolver o pensamento crítico e perceber como a arte afeta cada um.

Já a fase da reflexão é uma espécie de complemento da apreciação. A diferença é sutil: ela tem lugar quando o estudante analisa o que viu e ouviu. Sabendo que aquele objeto artístico foi criado em determinado contexto e que faz parte de uma história, torna-se capaz de entender os significados atribuídos a ele. Daí a importância das discussões em classe (e da leitura de críticas e resenhas) para todos observarem que há outras maneiras de entender a arte. Registros escritos também favorecem a expressão de ideias.


Compreender esse percurso é essencial para permitir que os estudantes cresçam cada vez mais . Mas, mais do que seguir cegamente uma ou outra perspectiva de ensino, o que realmente importa é ser coerente com as propostas de trabalho e com as atividades passadas para a turma durante todo o ano. "Há professores que fazem um ótimo trabalho de livre expressão, por exemplo. O problema é quando não há uma intencionalidade clara", destaca Marisa.
Linha do tempo do ensino de Arte no Brasil
1816 Durante o governo de dom João VI, chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa e é criada a Academia Imperial de Belas Artes. Seguindo modelos europeus, é instalado oficialmente o ensino de Arte nas escolas.


1900 Até o início do século 20, o ensino do desenho é visto como uma preparação para o trabalho em fábricas e serviços artesanais. São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico.

1922 Apesar da efervescência das manifestações da Semana de Arte Moderna, o ensino segue as tendências da escola tradicional, que defende a necessidade de copiar modelos para treinar habilidades manuais.

1930 O compositor Heitor Villa-Lobos, no governo de Getúlio Vargas, institui o projeto de canto orfeônico nas escolas. São formados corais, que se desenvolvem pela memorização de letras de músicas de caráter folclórico e cívico.


1935 O escritor Mario de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura do município de São Paulo, promove um concurso de desenho para crianças com tema livre. O ganhador recebe uma quantia em dinheiro.

1948 É criada no Rio de Janeiro a primeira "Escolinha de Arte", com a intenção de propor atividades para o aluno desenvolver a autoexpressão e a prática. Em 1971, chega a 32 o número de instituições particulares desse tipo no país.


1960 As experimentações que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova, influenciam o ensino de Arte nas escolas de todo o país. É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino.


1971 Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Artística (que inclui artes plásticas, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.


1973 Criação dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico.

1989 Desde 1982 desenvolvendopesquisas sobre três ideias (fazer, ler imagens e estudar a história da arte), Ana Mae Barbosa cria a proposta triangular, que inova ao colocar obras como referência para os alunos.

1996 A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem que ela é composta de quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro.

Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais / Metodologia do Ensino da Arte, Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria. F. de Rezende e Fusari / Para gostar de aprender Arte: Sala de aula e formação de professores, Rosa Iavelberg
Metodologias mais comuns no ensino de Arte

O ensino de Arte passou por muitas transformações ao longo da história. Confira as principais tendências da área.

TRADICIONAL

Unânime na maneira de ensinar desde o fim do século 19 até a década de 1950. Ainda está presente em muitas escolas.
Foco Aprendizado de técnicas e desenvolvimento de habilidades manuais, coordenação motora e precisão de movimentos para o preparo de um produto final.
Estratégia de ensino Repetição de atividades, cópia de modelos e memorização. O professor adota a postura de transmissor do conhecimento. Ao aluno, basta absorver o que é ensinado sem espaço para a contestação. A turma era bem avaliada quando conseguia reproduzir com rigor as obras de artistas consagrados.

LIVRE EXPRESSÃO
Nasceu por volta de 1960 sob a influência das ideias do movimento da Escola Nova.
Foco O que importa não é o resultado, mas o processo e, principalmente, a experiência. Há a valorização do desenvolvimento criador e da iniciativa do aluno durante as atividades em classe.
Estratégia de ensino Desenho livre e uso variado de materiais. Não há certo ou errado na maneira de fazer de cada estudante. Ao professor, não cabe corrigir ou orientar os trabalhos nem mesmo utilizar outras produções artísticas para influenciar a turma. A ideia é que o estudante exponha suas inspirações internas.



SOCIOINTERACIONISTA
É a tendência atual para o ensino da disciplina. A ideia de considerar a relação da cultura com os conhecimentos do aluno e as produções artísticas surgiu na década de 1980.
Foco Favorecer a formação do aluno por meio do ensino das quatro linguagens de Arte: dança, artes visuais, música e teatro.
Estratégia de ensino A experiência do aluno e o saber trazido de fora
da escola são considerados importantes e o professor deve fazer a intermediação entre eles. O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar). Apesar dessa divisão, não deve haver uma ordem rígida ou uma priorização desses elementos ao longo do ano letivo.
Expectativas de aprendizagem em Arte do 1º ao 9º ano

As orientações curriculares da prefeitura de São Paulo recomendam, entre outros itens, que ao fim do 5º ano os alunos sejam capazes de:
- Reconhecer em seres, objetos e paisagens naturais e artificiais características expressivas das artes visuais e musicais.
- Reconhecer diferentes ritmos musicais.
- Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas.

- Criar manifestações e produções das artes visuais, partindo de estímulos diversos.

- Manipular objetos e explorar espaços variados a fim de conhecer sua forma, textura, temperatura, dimensão etc., interessando-se em agir sobre eles.

- Criar diferentes gestos com base em danças vivenciadas, compreendendo a possibilidade de transformação da expressão corporal.
- Improvisar cenas teatrais com os colegas, integrando-se com eles, sabendo ouvir e esperar a hora de falar.

- Compreender que as manifestações e produções culturais fazem parte do patrimônio cultural das pessoas.


O documento prevê ainda que os estudantes, ao fim do 9º ano, saibam:
- Perceber as pequenas variações dos elementos da linguagem visual, tais como tons e semitons das cores, as diferenças de textura e forma etc.
- Valorizar o(s) autor(es) dos objetos culturais, intérpretes das músicas e canções apreciadas, conhecendo sua biografia e suas principais obras.
- Produzir objetos culturais visuais, individualmente e em grupo, utilizando suportes, materiais e técnicas variados.
- Reconhecer diferentes ritmos musicais.

- Apreciar peças teatrais da comunidade e pertencentes ao contexto jovem
- Criar e construir cenas que contenham enredo/história/conflito dramático, personagens/diálogos, local e ação dramática definidos.
30.06.2017
18:40:39
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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por MARIA ZILDA em Sex 30 Jun 2017 - 19:14

A escola deve fornecer no seu currículo anual a proposta de ensinar arte como produção histórica e social e ao mesmo tempo assegurar a criança a liberdade de inventar propostas artísticas pessoais ou realizadas em grupos. É fundamental que a escola favoreça aos alunos as condições necessárias para que eles desenvolvam as suas habilidades artísticas.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Joselia Costa em Sex 30 Jun 2017 - 19:26

"O caminho é favorecer a criação com propostas instigantes. Assim, a produção dialoga com diferentes referências e alimenta a poética pessoal", diz Mirian Celeste Martins.
Que é necessário influenciar o aluno para novas ideias, assim produzindo sua criatividade.
LIVRE EXPRESSÃO
Nasceu por volta de 1960 sob a influência das ideias do movimento da Escola Nova.
Foco O que importa não é o resultado, mas o processo e, principalmente, a experiência. Há a valorização do desenvolvimento criador e da iniciativa do aluno durante as atividades em classe.

O aluno deve ser avaliado integralmente, durante todo o processo letivo.

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4ºquestão

Mensagem por Ana Lucia Eduardo de Souz em Sex 30 Jun 2017 - 19:43

Através dos trabalhos de artes produzidos pelos alunos,  eles estabelecem mecanismo de criação que a tornem aptos para produzir seus trabalhos de maneira autônomos


Última edição por Ana Lucia Eduardo de Souz em Sex 30 Jun 2017 - 20:08, editado 1 vez(es)

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livre espressao

Mensagem por MARIA IRISNEIDE BRAZ em Sex 30 Jun 2017 - 19:48

para o ensino da arte e necessário contemplar o dança ,teatro,musica e arte visual pois e fundamental para o desenvolvimento integral da criança pois e através disso que eles expressam suas manifestações artísticas e sentimentos.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por MorganaVila Real em Sex 30 Jun 2017 - 19:52

PRODUZIR - Os alunos devem experimentar novas técnicas, como grafitar e fotografar uma cena. LIVRE EXPRESSÃO que importa não é o resultado, mas o processo e, principalmente, a experiência. Há a valorização do desenvolvimento criador e da iniciativa do aluno durante as atividades em classe. O movimento pela liberdade de expressão tem crescido a nível mundial. O grafite é um movimento revolucionário que visa à liberdade de expressão por meio da arte. Para mim significa muito mais do que um desenho, tem uma história por trás daquele nome. Uma arte que luta contra o preconceito. Assim podemos definir a arte do grafite conhecida como a arte da liberdade de expressão com traços, cores e formas que dão vida aos muros da área urbana. Pela lei federal nº 176/2011, a grafitagem não é mais considerada crime se for “realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público e privado mediante manifestação artística com o consentimento dos seus proprietários”.Com certeza trás um novo olhar para a arte.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Vandalucia Dos S. Silva em Sex 30 Jun 2017 - 20:06

A arte estimula criatividade
A arte desenvolve a criatividade e outras habilidades se os conteúdos são aprendidos.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Vandalucia Dos S. Silva em Sex 30 Jun 2017 - 20:23

Criar deferentes gestos com base em danças vivenciadas,compreendendo a possibilidade de transfomação da expressão corporal .

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Judite Belmont de Lima em Sex 30 Jun 2017 - 20:25

SOCIOINTERACIONISTA
É a tendência atual para o ensino da disciplina. A ideia de considerar a relação da cultura com os conhecimentos do aluno e as produções artísticas surgiu na década de 80. perspectiva sociointeracionista, a mais indicada pois pode permitir que crianças e jovens não apenas conheçam as manifestações culturais da humanidade e da sociedade em que estão inseridas, mas também soltem a imaginação e desenvolvam a criatividade, utilizando todos os equipamentos e ferramentas à sua disposição.

Judite Belmont de Lima

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Dara Gadelha da Silva em Sex 30 Jun 2017 - 20:30

O texto mostra o histórico da arte, e de como ela é importante para o desenvolvimento da criança, ajudando em sua coordenação motora, imaginação e na sua formação de caracter, estimulando seu desempenho artístico.

Dara Gadelha da Silva

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arte

Mensagem por Bruna Maria da Silva em Sex 30 Jun 2017 - 20:34

A Arte proporciona  na criança a criatividade. imaginação  desenvolve a enfrentar seus desafios, a expressar  desejos, sentimentos, desenvolve o movimento corporal e outras habilidades  se os conteúdos são aprendidos. Mas o mesmo ocorre quando o aluno levanta uma hipótese na aula ou pensa numa estratégia para um problema em Matemática. A criatividade independe da disciplina.As quatro grandes linguagens artísticas: dança, artes visuais, teatro e música. Dentro dos paramento  curricular é por obrigação  em cada instituição ou escola ser trabalhado o ensino de artes com os alunos.

Bruna Maria da Silva

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4º Atividade

Mensagem por Dina01 em Sex 30 Jun 2017 - 20:37

Durante as atividades de apreciação, a turma aumenta o repertório. Ao ampliar a variedade de produções que conhece e analisar, o aluno estabelece ligações com o que já sabe e "constrói conhecimentos", como diz Marisa Szpigel. Essa parte do trabalho é feita em visitas a instituições culturais, teatros e espaços para shows e outras apresentações artísticas que permitam desenvolver o pensamento crítico e perceber como a arte afeta cada um.

Já a fase da reflexão é uma espécie de complemento da apreciação. A diferença é sutil: ela tem lugar quando o estudante analisa o que viu e ouviu. Sabendo que aquele objeto artístico foi criado em determinado contexto e que faz parte de uma história, torna-se capaz de entender os significados atribuídos a ele. Daí a importância das discussões em classe (e da leitura de críticas e resenhas) para todos observarem que há outras maneiras de entender a arte. Registros escritos também favorecem a expressão de ideias.

Quando o aluno passa a refletir e vivenciar o que aprende o ensino da arte se torna mais funcional.

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pante 4

Mensagem por Jose Jonas em Sex 30 Jun 2017 - 20:44

escola mais importante professores precisa dois teatro e pintura me ensino para crianças aprendi e bom, crianças gosta pintura e teatro muito aprender desenvolvimento consegue vida.

Jose Jonas

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Ana Lucia Eduardo de Souz em Sex 30 Jun 2017 - 20:46

Estou muito Very Happy  por participar do forum. O museu é lindo!

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por MARIA IRISNEIDE BRAZ em Sex 30 Jun 2017 - 20:48

30.06.201720:47:05 BOA NOITE

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por MARIA IRISNEIDE BRAZ em Sex 30 Jun 2017 - 20:50

30.06.201720:49:33   GOSTEI MUITO DE TER PARTICIPADO DO FÓRUM.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por MorganaVila Real em Sex 30 Jun 2017 - 20:52

SOCIOINTERACIONISTA
É a tendência atual para o ensino da disciplina. A análise das produções (apreciação) é o caminho para estabelecer ligações com o que já sabe e o pensar sobre a história daquele objeto de estudo (reflexão) é a forma de compreender os períodos e modelos produtivos. A experiência do aluno e o saber trazido de fora da escola são considerados importantes e o professor deve fazer a intermediação entre eles.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por MorganaVila Real em Sex 30 Jun 2017 - 20:53

Ótimas férias gostei muito do fórum..

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Sex 30 Jun 2017 - 21:00

Ana Lucia Eduardo de Souz escreveu:Estou muito Very Happy  por participar do forum. O museu é lindo!

flower Fico feliz por ter gostado da atividade!
30.06.2017
20:59:36
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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Vandalucia Dos S. Silva em Sex 30 Jun 2017 - 21:00

amei participar do fórum flower

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4 atividade.seleção de idéias importantes

Mensagem por Verônica Barbosa em Sex 30 Jun 2017 - 21:12

diante disso,deve sim continuar agindo no intuito de provar o contrário,afinal,a arte nunca fica ultrapassada e continua sendo um importante insrtumento na educação da criança

Verônica Barbosa

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Sex 30 Jun 2017 - 21:26

Vandalucia Dos S. Silva escreveu:amei participar do fórum flower  

flower Que ótimo! Foi bom para sua aprendizagem?
30.06.2017
21:26:34
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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Elis Regina em Sex 30 Jun 2017 - 21:42

O professor deve oferecer para seu aluno a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento do seu aluno.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Sex 30 Jun 2017 - 21:50

flower Fórum continua aberto...
30.06.2017
21:50:03
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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

Mensagem por Ana celia Monteiro em Sex 30 Jun 2017 - 23:59

Trabalhar a arte no ambiente escolar traz possibilidade de improvisar, transformar, ir além do superficial, entrelaçar os conhecimentos, em suma, entrar no mundo criativo do próprio aluno.
Arte estimula criatividade e outras habilidades, as aulas de arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e músico.

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Re: 4ª atividade - Seleção de ideias importantes

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