4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qua 11 Out 2017 - 16:56

flower Oi, Hora de retornar ao nosso fórum... Aguardo muitos comentários...
Veja o que você deve fazer:
flower VOCÊ CONCORDA? –  Releia os depoimentos abaixo:

1- “Meus alunos são usuários muito competentes dos recursos tecnológicos. Como eles sabem mais do que eu sobre esses recursos, tenho medo de usá-los nas aulas e mostrar para eles que não os domino tão bem.”
2- “Não sou a favor do uso dos recursos tecnológicos para a produção de textos, pois os alunos ficam muito preguiçosos, dependentes do corretor ortográfico e não treinam a caligrafia.”
3- “Se levo meus alunos para a uma aula no laboratório de informática ou trago os tablets para usar em sala, acabo perdendo o controle da turma... eles não prestam mais atenção no que eu falo.”
4- “Não acho que a TIC muda muito coisa. Posso apresentar o conteúdo da aula na lousa, num cartaz ou no Power Point, tanto faz, não faz nenhuma diferença para a aprendizagem dos alunos.”
5- “Proíbo meus alunos de usarem o Google para as pesquisas que peço, senão eles nem leem, só imprimem e pronto.”

- O que dizem alguns especialistas sobre a entrada da TIC em sala de aula?
Após analisarmos falas comuns dos professores sobre as dificuldades na incorporação da TIC nas atividades de sala de aula, vamos ver o que pensam alguns especialistas e, assim, aprofundar nossas reflexões sobre os limites e benfeitorias do uso da tecnologia para ensinar.
Leia abaixo trechos de três autores  que discutem ideias importantes sobre o tema, Em seguida, escolha um deles para comentar, relacionando com as questões discutidas em sala.


1. DELIA LERNER
“Parece-me, então, fundamental considerar que a incorporação das novas tecnologias ao ensino está longe de se conseguir magicamente a partir da chegada dos computadores. É um processo que se desenvolve com o tempo, que avança na medida em que os integrantes da equipe escolar a concebam como uma responsabilidade compartilhada e que requer não só acompanhamento próximo por parte do professor de informática, como também compreensão, compromisso e dedicação de todos.”
("La incorporación de las TIC en el aula. Un desafio para las prácticas escolares de lectura y escritura", p. 37. In.: Las Tic en la escuela, nuevas herramientas para viejos y nuevos problemas. Daniel Goldin e outros. Editora Oceano Travesia, 2011.)


2. EMILIA FERREIRO
“As dificuldades de passagem do oral ao escrito subsistem com ou sem TICs. O que as TICs fazem, sem saber, é contribuir para:
- tornar obsoleta a ideia de alfabetização com um único texto (mas há décadas insistimos na vantagem da diversidade de textos desde o início);
- tornar obsoleta a obsessão pedagógica pela ortografia (é preciso aprender a usar com inteligência os corretores ortográficos, da mesma forma que as calculadoras portáteis); e
- tornar obsoleta a ideia de uma única fonte de informação: o professor ou o livro-texto (mas há décadas que as boas bibliotecas e os bons bibliotecários vêm trabalhando nesta direção).
Em síntese, há múltiplos pontos de convergência entre o que se proclama como ‘novidades introduzidas pelas TICs’ (em termos propriamente educativos) e o que as tendências progressistas em alfabetização (por chamá-las de algum nome) vêm reivindicando há décadas. Nesse sentido, bem-vindas as TICs.”
("Alfabetização Digital. Do que estamos falando?", p. 467 - In: O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. Emilia Ferrreiro. Editora Cortez, 2013.)


3. CESAR COLL
“Mas o que nos interessa sublinhar agora é que a centralidade crescente da Educação e da formação na SI (sociedade da informação) tem vindo acompanhada por um protagonismo igualmente crescente das TIC nos processos educacionais e formativos. O objetivo de construir uma economia baseada no conhecimento requer que a aprendizagem seja colocada em destaque, tanto no plano individual quanto no social; neste marco, as TIC, e mais especificamente as novas tecnologias multimídia e a internet, apresentam-se como instrumentos poderosos para promover a aprendizagem, tanto de um ponto de vista quantitativo como qualitativo. Por um lado, estas tecnologias tornam possível, por meio da supressão das barreiras espaciais e temporais, que mais pessoas tenham acesso à formação e à Educação. Por outro, graças às tecnologias multimídia e à internet, novos recursos e possibilidades educacionais estão disponíveis.”
("A incorporação das TIC na Educação – Do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso", p, 68 - In.: Psicologia da educação virtual. Ed. Artmed, 2010.)

11.10.2017
16:59:18


Última edição por Profa. Karla Moreira em Qua 11 Out 2017 - 19:45, editado 1 vez(es)
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Wanessa Vicência Pereira em Qua 11 Out 2017 - 17:36

1 DELIA LERNER,
BOM, O PROFESSOR DOMINA O ARGUMENTO PARA ENSINAR, É QUEM TEM A METODOLOGIA. ISSO PRECISA SER VESTO DE FORMA DIFERENCIADA E MAIS VIVA.
PARA CUMPRIR ESSE PAPEL. ENTENDE QUE È PRECISO ESTIMULAR O PROFESSOR A DESPERTAR PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS, MUNDO EM QUE OS ALUNOS JÁ CRESCEM INSERIDOS MESMO EM COMUNIDADES MAS POBRES.
avatar
Wanessa Vicência Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Maria Vilma Sousa Almeida em Qua 11 Out 2017 - 18:08

2. EMILIA FERREIRO
A tecnologia traz muitos benefícios para o ensino, contudo, pode causar distração nas aulas e por isso, é necessário que esses instrumentos (tablets, computadores e celulares) sejam usados devidamente em prol do aluno.
É muito importante que os professores tragam novos métodos de ensino para as aulas, mas sem tornar os alunos dependentes dos TICs.

Maria Vilma Sousa Almeida

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Mayara Teixeira em Qua 11 Out 2017 - 18:24

2. Emília Ferreiro

Os professores devem sempre estar inovando e buscando novas metodologias, inserindo o TIC como uma ferramenta atrativa para a aprendizagem e não para a distração do aluno, pois no século em que vivemos os TICs estão mais que presente nas vidas das criança e é uma ferramenta muito importante tanto para a vida pessoal como para a educação quando usada de forma correta, pois devemos deixar de lado a mesmice de achar que a unica fonte de conhecimento são apenas os livros.

Mayara Teixeira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Raiane de Paula em Qua 11 Out 2017 - 18:39

1. DÉLIA LERNER
A tecnologia está cada dia mais avançada, e, ainda encontram-se muitas escolas que infelizmente estão distante dessa tal "incorporação", e as escolas que já disponibilizam as novas tecnologias, sobrecarrega um alguém que domina o ramo com toda a responsabilidade. O essencial seria tornar a tecnologia acessível a todos e todos os integrantes da equipe escolar dominassem e criassem métodos/técnicas pra usufruir desse serviço tecnológico sem tornar os alunos dependentes da mesma.

Raiane de Paula

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por edvania bezerra lima em Qua 11 Out 2017 - 18:46

Comentário 3- Cesar Coll


Concordo que a tecnologia é uma parceira da educação, desde que usada com limites, não é possível que nos dias de hoje alguns professore se neguem a esses tipos de instrumentos pois bem usadas são subsídios que levam os educadores as novas práticas e assim tornar suas aulas inovadoras, sempre mesclando com o tradicional que também tem a sua importância no processo educativo.
avatar
edvania bezerra lima

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Ana Ruth Moura Pinheiro em Qua 11 Out 2017 - 18:47

Concordo com o que Délia Lerner afirma, de nada adianta termos lousas digitais,computadores e outras ferramentas tecnológicas se não houver uma capacitação continua do corpo docente. Os professores precisam estar apto ao uso das tecnologias e saber que é uma grande vantagem que irá acrescentar muito no processo de ensino aprendizagem do aluno.


Última edição por Ana Ruth Moura Pinheiro em Qua 11 Out 2017 - 18:50, editado 1 vez(es)

Ana Ruth Moura Pinheiro

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/09/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Ranniery Marinho Pedrosa em Qua 11 Out 2017 - 18:48

1. Delia Lerner
Realmente se faz necessário considerar que inserir a Tic no cotidiano escolar não é garantia de melhoria ou mudanças radicais. É preciso o envolvimento, o comprometimento, o interesse e a capacitação por parte dos profissionais.

Ranniery Marinho Pedrosa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por ANTÔNIA MARIA em Qua 11 Out 2017 - 19:15

emilia ferreiro a tecnologia e uma ferramenta e uma estrategia muito importante na sala de aula hoje em dia a tecnologia faz parte da vida cotidiana dos alunos para os alunos e uma nova oportunidade de aprender alem de melhorar o aprendizado do aluno a tecnologia tras recursos que nos permite pensar em uma aula completamente deferente daquela que era a escola tradicional o professor pra da uma boa aula ele precisa interagir com seus alunos

ANTÔNIA MARIA

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por maria taiane de freitas l em Qua 11 Out 2017 - 19:19

DELIA LERNER
É necessário muito mais que somente implantar computadores nas escolas ,o professor e todo o corpo docente precisam se capacitar para que possam fazer bom uso desses meios,fazendo assim com que venham para beneficiar a aprendizagem da forma correta. possibilitando ao educando novos métodos,provocando o interesse de buscar o conhecimento em diferentes campos de ensino.

maria taiane de freitas l

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Fernanda Nayra em Qua 11 Out 2017 - 19:30

É fato que hoje a tecnologia ja faz parte do cotidiano de crianças, adolescentes, e adultos, e esse é um dos motivos pelos quais ela pode ser usada como uma ótima alternativa de ensino, mas, é necessário uma formação adequada para a utilização dos recursos tecnológicos, ja que não é simplesmente trazer computadores ou o uso  é de internet para dentro de sala, mas fazer isso de uma forma contextualizada, aulas que fazem uso de artifícios como computadores e aplicativos de forma correta se tornam  mais atraentes, e são capazes de despertar um interesse maior nos alunos. Em resumo os professores teem que se adaptarem as mudanças, e aprenderem a tirar proveito dos benefícios que as tecnologias podem trazer para a educação.

Fernanda Nayra

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Qua 11 Out 2017 - 19:41

flower Oi, gente
Consegui me organizar e estou aqui para conversarmos um pouco mais. O vídeo a seguir reforça a importância do uso da tecnologia em sala de aula. Traz informações sobre ENSINO HÍBRIDO. Você conhece sobre esse assunto?Assista-o e compartilhe sua opinião.
Aguardo...
11.10.2017
19:36:23

avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Ari Anderson em Qua 11 Out 2017 - 19:59

DELIA LERNER
Em seu pensamento aparentemente ela se refere ao processo inicial do avanço tecnológico nas escolas, e é importante o pensamento dela, pois com esse pensamento se consegue enxergar a realidade atual, onde os equipamentos chegam, mas é necessário ainda um processo de adaptação, um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento para o manuseio dessas ferramentas, não somente do professor, mas também dos alunos.
Ou seja, concordo com seu pensamento, já que ao iniciar meus estudos com o TIC também precisei do meu momento de adaptação, aprendizagem e aperfeiçoamento.

-Ari Anderson albino

Ari Anderson

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Rosa_Flor em Qua 11 Out 2017 - 20:01

2.Emília Ferreiro
Mostra que sempre é bom para os professores e alunos utilizarem as ferramentas virtuais como ajuda (sejam em aulas ou pesquisas), e que se deve acabar com esse pensamento de que a tecnologia atrapalha na aprendizagem.

Rosa_Flor

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Jocicleide Menezes de mou em Qua 11 Out 2017 - 20:02

Comentário 1.Delia Lerner
Não basta apenas chegar as tecnologias nas escolas,o educador precisa saber manusear essas máquinas. Alfabetizar vai além das tecnologias, o aluno precisa também conhecer e saber manusear as máquinas para que aconteça a aprendizagem.

Jocicleide Menezes de mou

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Ismênia em Qua 11 Out 2017 - 20:17

Sou fã da Emília Ferreiro sua maneira  de ensinar demostrar em mundo novo de aprendizado,me faz pensar na responsabilidade e no compromisso de ser um educador comprometido com a maneira simples e eficaz independente dos tics. Smile

Ismênia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Cesar Coll

Mensagem por Jucineide Gomes em Qua 11 Out 2017 - 20:19

Absolutamente concordo com Cesar Coll. A tecnologia implantada, na Educação, é de extrema importância para os dias atuais,desde que, seja usada conscientemente como instrumento para facilitar a aprendizagem do aluno e que este tenha um ensino de qualidade.
Segundo ele, devido às novas tecnologias, mais pessoas tem acesso à formação e à Educação e com isso se promove mais profissionais em ascensão na carreira profissional ou no objetivo desejado.

Jucineide Gomes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por jerlane silveira em Qua 11 Out 2017 - 20:21

Concordo com os autores,em especial com Emília ferreira. Pois as tecnologias é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem ,quando acompanhadas e bem orientadas. Assim como as mesmas seja utilizadas para fins educativos ou sociais. Como por exemplo: Em diferentes áreas do saber, História, geografia,português,enfim todas as disciplinas. Entretanto é muito importante o professor conhecer e entender o funcionamento dessas novas tecnologias(celulares,computadores,lousa digital ,tablet....) Para que os mesmos possam auxiliar os alunos a utilizarem essas ferramentas da melhor forma possível.

jerlane silveira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Joyce da Silva Vieira em Qua 11 Out 2017 - 20:23

1. DELIA LERNER
Os professores devem usar a tecnologia pra fazer melhor o quem sabem fazer, mas isso exige cautela , a tecnologia na sala de aula não deve ser para a distração do aluno e sim para obter melhores resultados na aprendizagem para isso é preciso capacitação interesse por parte dos professores.

Joyce da Silva Vieira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Ranniery Marinho Pedrosa em Qua 11 Out 2017 - 20:32

Na verdade, não conhecia esse termo dentro da educação e achei muito interessante!!! Esse modelo de ensino mescla dois modos de ensino o online e o off-line. Acredito que esse modelo de ensino desenvolve muito a autonomia do aluno, mas de fato o Brasil ainda tem muito que desenvolver.

Ranniery Marinho Pedrosa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Felipe César em Qua 11 Out 2017 - 20:34

1) Tudo leva tempo para se ajustar, se moldar, o professor tem que introduzir lentamente a tecnologia em suas aulas para que eles se adaptem a nova forma de ensino. Os costumes de casa não podem ser os mesmos na escola.
avatar
Felipe César

Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Marivalda Silva da Costa em Qua 11 Out 2017 - 20:34

Essa proposta de ensino híbrido é um desafio para o professor, trazer para a sala de aula formas variadas de passar os conteúdos e com o uso da tecnologia, saindo do tradicional.Mas essa abordagem traz para o educando uma nova visão de aprendizagem,pois para aprender o aluno precisa está estimulado.

Marivalda Silva da Costa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Felipe César em Qua 11 Out 2017 - 20:38

Mas só adaptar a tecnologia salas na teoria é muito fácil, só que os professores mais antigos não tem tanta facilidade de entender as tecnologias atuais, por isso que penso, adaptar no momento as tecnologias na sala de aula não é um trabalho muito fácil.
avatar
Felipe César

Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Camila em Qua 11 Out 2017 - 20:39

Cesar Oll
A educação a cada dia está se inovando,e tem como aliada a tecnologia,pois é o bem significativo na formação de pessoas,deixando a aprendizagem mais acessível.
avatar
Camila

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Felipe César em Qua 11 Out 2017 - 20:41

Penso que adaptação da tecnologia, é coisa de um futuro próximo.
avatar
Felipe César

Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 4ª atividade - Argumentar sobre a tecnologia em sala

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum