5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Seg 16 Out 2017 - 23:40

flower A seguir, estão listados os nomes de alguns estudiosos sobre a formação do educador: Antonio Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, José Carlos Libânio, Donald Shon, Celso Vasconcelos, Vítor da Fonseca, John Dewey.  Escolha um deles e  identifique o que ele pensa sobre essa formação. Em seguida, escreva uma comentário respondendo as seguintes perguntas:
1. Qual a/as contribuição/contribuições desse estudioso para a formação de professores?
2. Como aplicar essas contribuições na prática de sala de aula?
Aguardo muitos comentários...
Abraços,
Karla Moreira
16.10.2017
22:25:30
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por rafaelasaraiva em Ter 17 Out 2017 - 17:39

John Dewey - Defendia a ideia de que os alunos fixavam melhor os ensinamentos quando realizavam tarefas associadas ao conteúdo que fora ensinado. Foi assim que as atividades manuais e criativas ganharam espaço no currículo escolar e os alunos foram estimulados a experimentar e desenvolver seus próprios pensamentos. Desta forma, a democracia e liberdade de expressão ganharam peso, por permitirem o maior desenvolvimento dos indivíduos. Ele considerava a ambos como instrumentos essenciais para a manutenção emocional e intelectual das crianças.
Com isso podemos ver que Dewey defende a pedagogia progressiva, ou seja, a criança precisa fazer trabalhos manuais, usar a criatividade, associando a prática pedagógica. Podemos inserir em sala de aula os conteúdos associando assim as tarefas para melhor a absorção do conhecimento, com isso teremos a união de teria e prática. Portanto sua ideia é que a as experiências vividas pelo alunos tem muito acrescentar no seu desenvolvimento físico e intelectual, assim o aprendizado será significativo. Em sala de aula podemos aplicar sua ideia nas aulas de artes, como: reciclar objetos e com ele usarmos a criatividade para aproveitarmos os mesmos, aula de campo como fonte de pesquisa, autonomia do aluno é essencial nesse momento, pois é nessa prática que podemos interagir com nossos alunos buscando sempre o aprendizado, seja nos conteúdos e buscando ferramentas e subsídios para que o nosso aluno nos der o tão sonhado resultado; Aprendizado.
avatar
rafaelasaraiva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Wanessa Vicência Pereira em Ter 17 Out 2017 - 17:44

"CELSO VASCONCELOS"
1. SEUS PENSAMENTOS COM RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSOR.
E BEM AMPLA, ELE DIZ COMO NÓS EDUCADORES DEVEMOS AGI COM NOSSOS ALUNOS, QUE TEMOS QUE INTERAGIR COM ELES ENTENDER SUAS DIFICULDADES, SEMPRE TENTAR AJUDAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,E ASSIM SE DESEJAMOS AVANÇAR NA CONQUISTA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL E DEMOCRÁTICA,TEMOS QUE INVESTIR,COM TODA URGÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM GERAL E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM PARTICULAR DEFENDE. Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
2. TRABALHANDO COM SEUS ALUNOS E COORDENAÇÃO TODOS OS ENSINAMENTOS DA EDUCAÇÃO DEIXAR ESSES PENSAMENTOS FLUÍREM ENTRE ELES. I love you I love you
avatar
Wanessa Vicência Pereira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por maria taiane de freitas l em Ter 17 Out 2017 - 18:01

Antonio Nóvoa um dos maiores especialistas em formação de professores defende que "o educador que acabou de se formar não pode ficar com as piores turmas .nem ser alocado nas unidades mais difíceis,sem acompanhamento." ele destaca a necessidade de criar um tempo probatório para os professores após a graduaçao.Segundo o estudioso é fundamental conheçer tudo aquilo o que se ensina.para o autor a formação deve ser contínuada.É importante que nós como futuros educadores ou até mesmo os que já estão em sala de aula possamos fazer a diferença ,procurando sempre refletir sobre nossas práticas dentro de sala ,buscando novas opiniões, novas formações e assim exercer a nossa profissão da melhor forma.sempre somando em favor de uma educação funcional rica em conhecimento e de qualidade.

maria taiane de freitas l

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Brenda Kércia em Ter 17 Out 2017 - 18:11

1- Antônio Nóvoa contribuiu para grandes mudanças no inicio da formação e na formação continuada dos professores, ele buscava a maior participação da sociedade e que cada professor exercesse o seu papel de formador e isso não se referia exclusivamente ao educador formando alunos, mas também incluía a formação continua dele mesmo e a sua participação na formação dos seus colegas de profissão através do compartilhamento de experiências. Na opinião dele, as novas tecnologias é uma grande revolução da humanidade e é necessário usar na educação todas as ferramentas oferecidas por elas para uma didática estimulante, o que jamais substituirá a necessidade de um docente em sala de aula, pois o docente precisa estimular no seu aluno o desejo pelo estudo.

2- Para aplicação em sala de aula, teremos professores exercendo sua profissão com empenho e buscando uma formação continua, e sempre trocando experiências. Os docentes iram incluir a tecnologia na educação, para que os alunos aprendam a usar todas as ferramentas tecnológicas e as aulas não sejam monótonas, assim os alunos aprendem de uma forma divertida e eficaz sempre com a estimulação dos professores.

Brenda Kércia

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Maria Vilma Sousa Almeida em Ter 17 Out 2017 - 18:56

John Dewey

1. A educação progressiva, teoria de Dewey, consistia em educar as crianças, através de conhecimento, seja físico, emocional ou intelectual.
Fazendo com que os alunos aprendam melhor com atividades ligadas aos conteúdos aprendidos em sala. Atividades manuais e criativas estimulam as crianças a pensar por si mesmas.

2. Podemos aplicar essa teoria na sala de aula por meio de aulas dinâmicas como artes, relacionando a parte teórica à prática, fazendo com que os alunos absorveriam melhor o conteúdo aprendido.

Maria Vilma Sousa Almeida

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por edvania bezerra lima em Ter 17 Out 2017 - 19:40

José Carlos Libâneo

1- São inúmeras as contribuições de Libâneo na formação do professor, ele acredita na formação continuada dos docentes, pemitido-lhes falar de economia e educação e lhes permitam também utilizar recursos tecnológicos como forma de contribuir para o aprendizado, e não como forma de substituição.

2- Para Libâneo o professor necessita de uma instrumentilização teórica e técnica para que possa realizar o trabalho docente. Partindo para a nossa realidade, ele nos diz que os alunos devem ser encorajados a buscar mais conhecimento, a ampliar sua visão das coisas, e a se manterem informados dos conhecimentos políticos,econômicos, culturais e educacionais, a discutirem com fundamento os problemas da profissão, da cidade e do país. Para isso é preciso que os professores estajam também atentos a todos esses processos, e assim compartilha- los com seus alunos.
avatar
edvania bezerra lima

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Ana Ruth Moura Pinheiro em Ter 17 Out 2017 - 20:08

CELSO VASCONCELOS

Segundo Celso Vasconcelos, ele retrata que "É importante considerar o relacionamento da coletividade e o trabalho com o conhecimento"
" Os professores adote uma postura mais reflexiva e autônoma"
" Defende a importância que tem um planejamento para o processo de ensino aprendizagem de qualidade para os alunos"
Ou seja, trabalhar com aprendizagem envolve um contínuo movimento de reflexão. Para que os professores possam ensinar seus alunos é preciso rever seu próprio modo de aprender e de construir a experiência.

1.contribui de uma forma muito significativa, pois conscientiza o educador sobre a importância em se fazer um planejamento.Ressalta também que é impossível realizar um processo de ensino aprendizagem sem elaborar um plano de aula ,quando se fala no mesmo requer uma maior atenção pois é um fator muito sério que necessita ser feito com qualidade e intencionalidade.
2. O professor tem de preparar bem todas as aulas,não é só determinar os conteúdos a ser abordados, os objetivos é atingir uma metodologia mais adequada e sobretudo se preparar , tornar-se disponível para os alunos ,acreditando na possibilidade do ensino e da aprendizagem.

Ana Ruth Moura Pinheiro

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/09/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Alessandra de Sousa Matia em Ter 17 Out 2017 - 20:10

José Carlos Libâneo - mostra que a sociedade precisa de uma educação que assegure formação cultural e cientifica para a vida pessoal, profissional e cidadã, possibilitando ao indivíduo uma relação autônoma, crítica e construtiva com as diversas manifestações. Todas essas possibilidades mediadas por um professor atuante em um ambiente escolar que favoreça a aprendizagem. Libâneo fala da didática, diz que ela nutre os conhecimentos e práticas desenvolvidas em metodologias específicas e outras ciências pedagógicas, a escola é parte essencial na formação de cidadãos. A escola prepara para participação social, formação ética, formação crítica, etc.... O professor deve ser valorizado na sua totalidade, pois é ele que abre as portas diárias para a construção do conhecimento. Na sala de aula o professor deve aplicar seu conhecimento, sendo mediador dessas informações, despertando o aluno a ser crítico, incentivando sua autonomia.
avatar
Alessandra de Sousa Matia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Raiane de Paula em Ter 17 Out 2017 - 20:13

Antonio Nóvoa
1- Uma boa formação profissional, não passa apenas pela prática, conhecer bem aquilo que se ensina é fundamental, então, ele define três instâncias essenciais para a formação: Pessoa (professor)- formação inicial; Coletivo (ambiente socializado)- indução profissional; e a escola (ambiente inovador)- formação continuada. "Educar não é uma atividade transmissora, mais de criatividade. Educação é uma espiral interminável. Não se inclui a formação, ela é contínua."
2- Para Nóvoa, o professor tem que ajudar o aluno a transformar a informação em conhecimento. É necessária uma pedagogia que coloque os jovens numa atitude de pesquisa, de procura, de resolução de problemas, em vez de lhes servir uma matéria já pronta e acabada.

Raiane de Paula

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Mayara Teixeira em Ter 17 Out 2017 - 20:16

Antonio Nóvoa
1.Nóvoa contribuiu para que os profissionais da educação mantenha-se sempre atualizados, buscando novas metodologias e desenvolvendo novas práticas pedagógicas. A formação do professor não é apenas a prática, mas a reflexão sobre a experiência e a prática adquiridas. A profissão de professor não é apenas o ato de transmitir conhecimentos, mas de aprende-los e de buscar cada vez mais criatividades para passa-los adiante, por isso a importância da formação contínua.
2.Devemos sempre estar buscando e aplicando métodos criativos dentro da sala de aula, além de saber ministrar o conteúdo com clareza, o professor deve sempre a cada aula concluída fazer uma reflexão sobre seu desempenho para aprimora-lo cada vez mais. Também é importante a utilização dos recursos tecnológicos para que juntos professor e aluno façam novas descobertas.

Mayara Teixeira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Alessandra de Sousa Matia em Ter 17 Out 2017 - 20:27

Brenda Kércia escreveu:1- Antônio Nóvoa contribuiu para grandes mudanças no inicio da formação e na formação continuada dos professores, ele buscava a maior participação da sociedade e que cada professor exercesse o seu papel de formador e isso não se referia exclusivamente ao educador formando alunos, mas também incluía a formação continua dele mesmo e a sua participação na formação dos seus colegas de profissão através do compartilhamento de experiências. Na opinião dele, as novas tecnologias é uma grande revolução da humanidade e é necessário usar na educação todas as ferramentas oferecidas por elas para uma didática estimulante, o que jamais substituirá a necessidade de um docente em sala de aula, pois o docente precisa estimular no seu aluno o desejo pelo estudo.

2- Para aplicação em sala de aula, teremos professores exercendo sua profissão com empenho e buscando uma formação continua, e sempre trocando experiências. Os docentes iram incluir a tecnologia na educação, para que os alunos aprendam a usar todas as ferramentas tecnológicas e as aulas não sejam monótonas, assim os alunos aprendem de uma forma divertida e eficaz sempre com a estimulação dos professores.

Alessandra Matias / as 19:27 - O que temos falado sempre, que o professor precisa se atualizar, esse autor fala da formação continuada do professor, da atualização continua e usar as novas tecnologias a favor da aprendizagem. Shocked
avatar
Alessandra de Sousa Matia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Ranniery Marinho Pedrosa em Ter 17 Out 2017 - 20:35

Para Libânio o professor deve assumir o ensino como mediação, adotar práticas interdisciplinares, conhecer estratégias de ensinar a pensar e ensinar a aprender, mediar os alunos a buscarem uma perspectiva crítica dos conteúdos, desenvolver as capacidades comunicativas e reconhecer o impacto das novas tecnologias, atender a diversidade cultural e respeitar as diferenças. O professor deve buscar sempre a formação continuada, integrar ao exercício da docência a dimensão afetiva e desenvolver comportamentos éticos.
A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem. Contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de seu alunos.

Ranniery Marinho Pedrosa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Jocicleide Menezes de mou em Ter 17 Out 2017 - 20:43

JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
1- Segundo Libâneo:Acredita-se na importância de uma aprendizagem participativa ,significativa e autonomizante,capaz de proporcionar ao aluno novos conhecimentos, novas ações, portanto ,condições de intervir e mudar o contexto em que vive. Nesse sentido a contribuição da didática para a formação de professores.
2- Na prática o professor precisa investigar quais fatores influenciam na ação educativa, apresentando conclusões sobre condições, princípios e direcionamentos a serem dados ao ensino,com o foco de melhorar a aprendizagem,independentemente das especificidades da disciplina ou área do conhecimento que esteja sendo encenada.

Jocicleide Menezes de mou

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Antonio Nóvoa

Mensagem por Jucineide Gomes em Ter 17 Out 2017 - 20:53

Antonio Nóvoa defende que o professor é insubstituível no desenvolvimento e capacidade dos alunos de estudar, procurar, pesquisar, selecionar e de se comunicar. Para ele, o bom profissional é aquele capaz de auxiliar o aluno a tornar diferente a informação, transformado-a em conhecimento.
Diz ainda, que o bom educador é aquele que tem aptidão de transformar o pensamento e a convicção do aluno sobre determinado assunto ou disciplina positivamente, aguçando seu interesse.
As novas tecnologias é uma ferramenta de grande revolução na modernidade e é preciso saber usar seu potencial a favor da educação.
Cita também a importância e responsabilidade na formação continuada dos educadores para que haja uma boa fusão entre a teoria e prática no cotidiano educacional.
Portanto seus conhecimentos, pensamentos e convicções são de grande valia na área educacional e no ensino-aprendizagem dos alunos.

Jucineide Gomes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Edisonia Rufino De melo em Ter 17 Out 2017 - 21:17

1. segundo celso vasconcelos : acredita- se que o professor ao interagir com o aluno o mesmo tera um bom desenvolvimento.

2. Na pratica o professor precisar sempre observar o seu aluno, ter uma visao das dificuldades de cada aluno, buscar se atualizar para sua boa formacao.

Edisonia Rufino De melo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/09/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Carla Ludmila A. da Costa em Ter 17 Out 2017 - 21:34

Raiane de Paula escreveu:Antonio Nóvoa
1- Uma boa formação profissional, não passa apenas pela prática, conhecer bem aquilo que se ensina é fundamental, então, ele define três instâncias essenciais para a formação: Pessoa (professor)- formação inicial; Coletivo (ambiente socializado)- indução profissional; e a escola (ambiente inovador)- formação continuada. "Educar não é uma atividade transmissora, mais de criatividade. Educação é uma espiral interminável.  Não se inclui a formação, ela é contínua."
2- Para Nóvoa, o professor tem que ajudar o aluno a transformar a informação em conhecimento. É necessária uma pedagogia que coloque os jovens numa atitude de pesquisa, de procura, de resolução de problemas, em vez de lhes servir uma matéria já pronta e acabada.

A formação teórica e a prática poderão contribuir para o melhoramento da qualidade de ensino visto que as mudanças sociais que poderão gerar transformações no que tange ao ensino-aprendizagem são decorrentes de um ensino de qualidade, onde será necessária uma qualificação profissional e pessoal.
17.10.2017
21:34:51

Carla Ludmila A. da Costa

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Ter 17 Out 2017 - 21:39

flower Oi,
Estou por aqui. Vamos continuar pesquisando...
17.10.2017
20:38:38
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Alice Paula em Ter 17 Out 2017 - 21:56

Bom, para John Dewey é importante relacionar o seu  conhecimento sobre educação que para a formacao do individuo é necessario educar a crianca como um todo, a juncão do crescimento fisico, emocional e intelectual. Priorizando a teoria e a pratica atraves do diálogo direto, onde  é possivel aprender, perceber e ensinar. De acordo com os pensamentos de Dewey o educador  deve estar preparado para dentro de sala de aula saber lidar com as diversas opnioes dos alunos sabendo organizar os pensamentos e fazer com que esses argumentos sirvam para o crescimento de todos. Esse filosofo contribui muito para a formacao do educador, fazendo com que nos como educadores saibamos atraves das atividades de diálogos aproveitar ao máximo os argumentos e pensamentos para construirmos um saber coletivo.

Alice Paula

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Carla Ludmila A. da Costa em Ter 17 Out 2017 - 21:58

1. Antonio Nóvoa em sua visão como especialista na formação de docentes ressalta que a formação do professor não passa apenas pela prática. A prática por si só, não forma. O que realmente forma é a reflexão sobre a experiência e a prática. Ele defende que a formação não se conclui que é continua e que o aprender continuo é essencial e se concentra em dois pilares, a própria pessoa como agente e a escola como lugar de crescimento profissional permanente.
A escola representa um lugar em constante movimentação e transformação, em que os atores sociais envolvidos no processo educativo são agentes da dinâmica social que ocorre no interior do espaço escolar, em um processo de saberes. Considerando isso é necessário que os mesmos envolvidos procure buscar alternativas Os professores são agentes ativos na construção de sua própria prática ( sem esquecer que estão em interação com os demais e imersos nas limitações da escola ) e que adquirem e utilizam um corpo de conhecimento, as vezes chamado profissional ou destreza, em suas atividades docentes.

2. O professor deve conhecer bem aquilo que se ensina e isso é fundamental, essa fala reforça a importância da formação continua para que os mesmos possam gerar aulas criativas, chamando assim a atenção dos alunos. Ou seja o professor deve buscar novas possibilidades de incluir em sua prática novas metodologias, que irão contribuir no seu trabalho e na qualidade de ensino. É necessário que o professor tenha consciência de que a formação acadêmica é apenas o começo de uma formação continua e permanente.
O docente não pode se privar de estudar, grande são os desafios que o profissional enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver prática pedagógica é indispensável para que haja maior mobilização na formação de professores, é necessário criar condições favoráveis tanto na formação continuada quanto na valorização do mesmo.
17.10.2017
21:56:47
Smile

Carla Ludmila A. da Costa

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Marivalda Silva da Costa em Ter 17 Out 2017 - 22:10

José Carlos Libanêo
1 Para Libanêo nos processo formativo tem que haver coerência entre a formação e as necessidades emergentes da prática profissional e dos contextos sociais em constante movimentos.Assim o professor tem que buscar sua formação continuada, utilizando à didática para organizar seus conteúdos, levando em conta as características de seus alunos.
2 O professor tem que estimular as capacidades intelectuais dos alunos a pensar e entender sobre os conteúdos e desenvolver sua autonomia.

Marivalda Silva da Costa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por ANTÔNIA MARIA em Ter 17 Out 2017 - 22:14

1 celso vasconcellos defende que o professor tem um grande papel em sala de aula mas ele precisa de apoio ão mesmo tempo prescisa desenvolver a sua autonomia celso sempre defende que o professor prescisa ser mais valorizado para que ele sinta a importancia e relevãncia da sua atividade 2 celso vasconcellos enfatiza que em sala de aula o professor prescisa ter um relacionamento inter pessoal que o professor prescisa tem que ter uma capacidade e competencia para desenvolver uma relacão inter com seus alunos

ANTÔNIA MARIA

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Suzana Santos em Ter 17 Out 2017 - 22:19

Antônio Nóvoa acredita que além do professor/pesquisador dever-se pontuar a formação do educador que possa atuar com segurança, precisão e desejo, no espaço específico do seu saber-fazer, entretanto seja capaz de interferir com as mesmas características no fazer-saber de sua profissão, de sua arte com a competência e o entusiasmo dos que acreditam que é possível alcançar a verídica qualidade de ensino. Professor deve adaptar os conteúdos de ensino ao nível de conhecimento dos alunos: compreender que está a serviços dos alunos e, portanto, precisa se desprender do especialista e ajustar seus conhecimentos, para torná-los acessíveis a um grupo de alunos.

Suzana Santos

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Profa. Karla Moreira em Ter 17 Out 2017 - 22:53

flower Ótimos comentários.
Parabéns!!
Porém, percebi a ausência de muitos.
17.10.2017
21:52:32
avatar
Profa. Karla Moreira
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/04/2013

Ver perfil do usuário http://pedagogia.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Joyce da Silva Vieira em Ter 17 Out 2017 - 23:03

Antonio Novóa considera que o educador deve-se moldar aos conteúdos de ensino ao nível de conhecimento dos alunos, o professor deve ter a eficiência de modificar o pensamento do aluno sobre alguns conteúdos obviamente, melhorando o seu interesse.
OS professores devem se manter sempre informados levando a tecnologia para sala de aula como forma positiva mas que não substitua o professor pois o mesmo estimula o interesse dos alunos pelo estudo!
Precisamos sempre buscar métodos na sala de aula que incentive os alunos, fazendo com que o uso da tecnologia seja prazeroso e que contribua na aprendizagem para que obtenha resultados positivos!


Joyce da Silva Vieira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/10/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 5ª atividade - FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum